Coragem para Mudar o Brasil

Coragem para Mudar o Brasil

quinta-feira, 7 de março de 2013

Miki Breier é aclamado presidente da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul


O deputado estadual Miki Breier (PSB) foi aclamado na manhã desta quinta-feira, dia 7, o novo presidente da  União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UMP). A eleição aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, onde se realiza até o sábado, dia 9, a reunião da diretoria da entidade. O evento reúne representantes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Conforme o parlamentar, a UPM vai dar prioridade em 2013 ao combate às drogas e ao projeto Mercosul Cidadão, além de dar continuidade às ações nas áreas de preservação dos recursos hídricos e da ligação bioceânica, bem como a valorização do legislador regional e sua importância no Parlamento do Mercosul. Os parlamentares estaduais de toda a América Latina vem atuando para garantir assento no Parlasul.

“Também queremos trabalhar na unificação da legislação de trânsito, que é um problema que afeta a logística e o turismo dos nossos países”, acrescenta. Segundo Miki, é preciso atuar não só pelo livre comércio, mas também pela cidadania. “Queremos um Mercosul cidadão e, para isso, é preciso envolver as pessoas nesse processo”, diz.

Também participam do evento os deputados gaúchos Raul Carrion (PCdoB), Frederico Antunes (PP), Álvaro Boessio (PMDB), Jurandir Maciel (PTB), Alexandre Postal (PMDB) e Gilberto Capoani (PMDB).

Parlamentares da UPM definem ações para 2013
Segundo o diretor de articulação política da UPM e coordenador do Bloco Brasileiro, Flávio Monteiro, a reunião em Buenos Aires vai estabelecer, ainda, o calendário de atividades para este ano. Já está confirmada a realização pelo Fórum de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai e de evento em Colom, Província de Entre Rios, Argentina, dias 21 e 22 deste mês. Também está programado o lançamento do Fórum Mercosul Cidadão para agosto, em Chapecó, Santa Catarina.
Preocupados com a grande incidência de tráfico e uso de drogas, os legisladores da UPM vão definir ações conjuntas e políticas públicas integradas para regiões de fronteira dos países do Mercosul.

A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), criada em 1999, reúne todos os legisladores regionais dos países membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela.
© Agência de Notícias AL-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário